Facebook
Sushi Historia

A HISTÓRIA DO SUSHI

O Japão é um pais formado por quatro ilhas no Oceano Pacífico, situadas entre a China e a Korea. As ilhas são, por ordem de tamanho: Honshu, onde fica Tokyo, a capital do país, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. O pais é cercado por diversas outras ilhas, todas juntas formando uma área de 145.000 milhas quadradas. Menos de 3% da massa mundial. Apesar de pequeno, o Japão contém diversas montanhas, vulcões, rios e lagos além de enormes quedas d'água.

O primeiro sushi japones que se tem notícia é o Nare-Zushi. Nascido no século 8 A.C. O peixe era conservado em sal e arroz, o que permitia preservar por até três anos. O arroz era então descartado e o peixe picado servido.

A origem do sushi não totalmente conhecida, mas sem dúvida, foi no Japão que o sushi foi cultuado e é onde é mais consumido. O sushi é o casamento do arroz com o peixe. Mais difundido na baia de Tokio. Os elementos básicos formam os elementos mais importantes da alimentação japonesa.

A história mostra que os chineses comiam sushi até uns 200 anos A.C. e foram eles que provavelmente trouxeram a comida para o japão. Utilizavam, na época, diversos tipos de peixe fermentados e arroz. Traços do sushi original ainda estão presentes na região como forma de preservar cultura.

O sushi era uma forma de manter o peixe e o arroz no tempo em que ainda não existia refrigeração. Isso era feito embalando o peixe com arroz em caixas de madeira. O ácido lático produzido pelo arroz durante a fermentação ajudava a preservar o peixe. A dieta tradicional japonesa é composta de pouca gordura, rica em proteínas e contém pouco açúcar. Pelos costumes do Japão, come-se devagar e com palitos (hashi). Em geral é uma alimentação muito saudável e variada que utiliza 5 sabores básicos em seus pratos: ácido, amargo, doce, quente e salgado.

Nas crenças do Japão antigo esses sabores refletem como se fossem espelhos nos trabalhos dos 5 orgãos importantes do corpo: o fígado, o coração, o pâncreas, os rins e os pulmões. Apesar de não confirmado no meio médico, os japoneses acreditam nessa teoria há milhares de anos.

Sumo Cais

A ORIGEM DO SUSHI

O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido.

A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor. Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

É fundamental que o sushi seja preparado com peixes de alta qualidade, de preferência de alto mar, para que não tenham qualquer tipo de contaminação. O arroz também deve ser de um tipo especial, levemente temperado com vinagre, saquê, sal e açúcar.

Sumo Cais

SUSHIMAN

Costuma-se dizer que os japoneses comem primeiro com os olhos e o nariz para depois degustarem os alimentos. Um bom sushiman tem muitos anos de prática e aperfeiçoamento na técnica de preparo do sushi e sashimi, pratos que são apreciados no mundo inteiro.

Há diferentes formas de preparar o sushi. O sushiman deve impressionar, não apenas pelo sabor dos alimentos mas, também, com a aparência e a destreza ao prepará-los sob os olhares atentos dos clientes. A preparação ao sushi é um verdadeiro ritual em que é indispensável apreciar as cores, as formas, o aroma, o sabor e a estética do prato.

Sumo Cais

CULINÁRIA MILENAR

Além de sofisticada, a culinária japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo pois tem baixo colesterol e é muito nutritiva. É essa alimentação que garante ao povo japonês o maior índice de longevidade do mundo, com os homens vivendo em média 75 anos e as mulheres mais de 81 anos. A alimentação japonesa associa a milenar sabedoria oriental com a moderna ciência da nutrição transformando a alimentação numa fonte de prazer e saúde.


bullet hover email hover menu arrow